[Top] [Contents] [Índice] [ ? ]

Manual do Maxima

Maxima é um sistema de álgebra computacional, implementado em Lisp.

Maxima é derivado do sistema Macsyma, desenvolvido no MIT nos anos de 1968 a 1982 como parte do Projeto MAC. MIT remanejou uma cópia do código fonte do Macsyma para o Departamento de Energia em 1982; aquela versão é agora conhecida como Macsyma DOE. Uma cópia do Macsyma DOE foi mantida pelo Professor William F. Schelter da Universidade do Texas de 1982 até sua morte em 2001. Em 1998, Schelter obteve permissão do Departamento de Energia para liberar o código fonte do Macsyma DOE sob a Licença Pública GNU, e em 2000 ele iniciou o projeto Maxima no SourceForge para manter e desenvolver o Macsyma DOE, agora chamado Maxima.

Notas de tradução:

Com o término da tradução inicia-se o processo de revisão da mesma. Está aberta a temporada de caça aos erros de tradução, erros de hifenização e de adequação entre a linguagem matemática inglesa e a linguagem matemática brasileira. Caso você me envie alguma correção ou melhoria a comunidade matemática que utiliza o Sofware Livre lhe ficará muito grata ( e nós, da equipe do Maxima, também).

O código fonte deste documento encontra-se no formato texinfo. Para contribuir com a equipe do Maxima na tarefa de manter a tradução para o português sempre atualizada envie um e-mail para <maxima at math dot utexas dot edu>.

Em caso de dúvida sobre algum trecho deste manual consulte o original inglês. Caso sua dúvida persista ou tenha alguma sugestão/aperfeiçoamento/ crítica mande-nos um e-mail no endereço acima.

Versão do manual no formato pdf: maxima.pdf

Versão do manual no formato info: maxima-info.tar.gz

Veja o arquivo AUTHORS para conhecer todos os mantenedores do Maxima.

Infraestrutura do Maxima


[Top] [Contents] [Índice] [ ? ]

This document was generated by Robert Dodier on Dezembro, 22 2007 using texi2html 1.76.