[ < ] [ > ]   [ << ] [ Up ] [ >> ]         [Top] [Contents] [Índice] [ ? ]

10. Ponto Flutuante


[ < ] [ > ]   [ << ] [ Up ] [ >> ]         [Top] [Contents] [Índice] [ ? ]

10.1 Funções e Variáveis Definidas para ponto Flutuante

Função: bffac (expr, n)

Versão para grandes números em ponto flutuante da função factorial (usa o artifício gamma). O segundo argumento informa quantos dígitos reter e retornar, isso é uma boa idéia para requisitar precisão adicional.

load ("bffac") chama essa função.

Variável de Opção: algepsilon

Valor padrão: 10^8

algepsilon é usada por algsys.

Função: bfloat (expr)

Converte todos os números e funções de números em expr para grandes números em ponto flutuante (bigfloat). O número de algarismos significativos no grande número em ponto flutuante resultante é especificado através da variável global fpprec.

Quando float2bf for false uma mensagem de alerta é mostrada quando uma número em ponto flutuante (float) é convertido em um grande número em ponto flutuante (bigfloat - uma vez que isso pode resultar em perda de precisão).

Função: bfloatp (expr)

Retorna true se a avaliação da expr resultar em um grande número em ponto flutuante, de outra forma retorna false.

Função: bfpsi (n, z, fpprec)
Função: bfpsi0 (z, fpprec)

bfpsi é a função polygamma de argumentos reais z e ordem de inteiro n. bfpsi0 é a função digamma. bfpsi0 (z, fpprec) é equivalente a bfpsi (0, z, fpprec).

Essas funções retornam valores em grandes números em ponto flutuante. fpprec é a precisão do valor de retorno dos grandes números em ponto flutuante.

load ("bffac") chama essas funções.

Variável de Opção: bftorat

Valor padrão: false

bftorat controla a conversão de bfloats para números racionais. Quando bftorat for false, ratepsilon será usada para controlar a conversão (isso resulta em números racionais relativametne pequenos). Quando bftorat for true, o número racional gerado irá representar precisamente o bfloat.

Variável de Opção: bftrunc

Valor padrão: true

bftrunc faz com que tilhas de zeros em grandes números em ponto flutuante diferentes de zero sejam ocultadas. Desse modo, se bftrunc for false, bfloat (1) será mostrado como 1.000000000000000B0. De outra forma, será mostrado como 1.0B0.

Função: cbffac (z, fpprec)

Fatorial complexo de grandes números em ponto flutuante.

load ("bffac") chama essa função.

Função: float (expr)

Converte inteiros, números racionais e grandes números em ponto flutuante em expr para números em ponto flutuante. Da mesma forma um evflag, float faz com que números racionais não-inteiros e grandes números em ponto flutuante sejam convertidos para ponto flutuante.

Variável de Opção: float2bf

Valor padrão: false

Quando float2bf for false, uma mensagem de alerta é mostrada quando um número em ponto flutuante é convertido em um grande número em ponto flutuante (uma vez que isso pode resultar em perda de precisão).

Função: floatnump (expr)

Retorna true se expr for um número em ponto flutuante, de outra forma retorna false.

Variável de Opção: fpprec

Valor padrão: 16

fpprec é o número de algarismos significativos para aritmética sobre grandes números em ponto flutuante fpprec não afeta cálculos sobre números em ponto flutuante comuns.

Veja também bfloat e fpprintprec.

Variável de Opção: fpprintprec

Valor padrão: 0

fpprintprec é o n;umero de dígitos a serem mostrados na tela quando no caso de nuúmeros em ponto flutuante e no caso de grandes números em ponto flutuante.

Para números em ponto flutuante comuns, quando fpprintprec tiver um valor entre 2 e 16 (inclusive), o n;umero de dígitos mostrado na tela é igual a fpprintprec. De outra forma, fpprintprec é 0, ou maior que 16, e o número de dígitos mostrados é 16.

Para grandes números em ponto flutuante, quando fpprintprec tiver um valor entre 2 e fpprec (inclusive), o n;umero de dígitos mostrados é giaul a fpprintprec. De outra forma, fpprintprec é 0, ou maior que fpprec, e o n;umero de dígitos mostrados é igual a fpprec.

fpprintprec não pode ser 1.


[ << ] [ >> ]           [Top] [Contents] [Índice] [ ? ]

This document was generated by Jaime Villate on Outubro, 14 2014 using texi2html 1.76.